sábado, 18 de novembro de 2017

Guitarra Dolphin Eagle (Anos 80 - Era Carlos Assale)



O engenheiro e músico, Carlos Assale (in memorian), foi responsável pela criação de uma marca de guitarra totalmente brasileira, nos anos 80 (começou mais precisamente, em 1984), e que rivalizou com as principais marcas nacionais daquela época, como a Giannini e a Golden: Nascia a Dolphin. Apresentando, como característica principal, modelos com design únicos (com exceção das stratocasters), a Dolphin foi bem aceita entre a maioria dos músicos, numa época em que importar guitarra, acessórios e equipamentos, era uma dificuldade muito grande. Devido à carência de se conseguir bons componentes para o hardware, a Dolphin de Carlos Assale, assim como a Giannini, não produziu nada de excepcional em termos de guitarras, mas apenas modelos honestos e bem funcionais, considerando as dificuldades do contexto oitentista. O logotipo da Dolphin é o mais bonito e estiloso que já vi. Tiveram muito bom gosto em criá-lo. Algumas Dolphins eram muito boas, embora a fábrica de Assale, apresentava a mesma dificuldade de sua concorrente Giannini, ou seja: A falta de um eficiente setor de controle de qualidade. O resultado era que encontrávamos boas Dolphins, mas também algumas com falhas de projeto e com hardware bem fraco, o que comprometia, obviamente, a eficiência do instrumento. Mas, no geral, podemos encontrar, ainda hoje, garimpando em sites de compra e venda, boas Dolphins, com destaque para as stratocasters, elogiadas por muitos músicos. Bem, falando propriamente da guitarra que me motivou a escrever esse artigo, eis que num belo dia, garimpando na internet, encontrei por um preço de barbada, essa linda Dolphin Eagle. O estado dela não está 100%, mas com bons ajustes e reparos, ficará bem bacana. O madeiramento é muito bom, e é um dos lados positivos das Dolphins. Essa Dolphin Eagle possui braço em puro marfim e corpo, provavelmente, em cedro. Ela precisa de reparos na parte elétrica (jack, potenciometros e botões seletores), ajuste na ponte (está bem desnivelada) e afinação das oitavas. Além, é claro, de um bom jogo novo de cordas. Posso dizer, que a primeira guitarra que toquei na minha vida, foi uma Dolphin (existia na igreja que congregava), e por isso, tenho um carinho muito grande por essa marca de guitarra nacional. Carlos Assale foi ousado e visionário, ao criar uma marca de guitarra com desgin únicos e boa tocabilidade, numa época muito difícil para tal empreendimento. A Dolphin, dessa época inesquecível, é uma boa guitarra, que recebendo alguns upgrades, se transforma numa guitarra de ótimo desempenho e com totais condições para shows profissionais. No início dos anos 90, Carlos Assale viu seu projeto ficar inviabilizado: O "Plano Collor" (que facilitou muito as importações), o obrigou a vender a fábrica, e hoje, o que temos são Dolphins chinesas genéricas. Mas a Dolphin genuinamente brasileira, continua sendo uma guitarra colecionável, um projeto inovador, ousado, honesto e eficiente, marcando de uma forma positiva, seu lugar na história das guitarras brasileiras.   

16 comentários:

  1. Cara, eu tive um Dolphin Trash nos anos 90. Era uma guitarra muito boa, tinha uma ponte Gotoh e micro afinação. Era sensacional. Pena que por descuido acabei me desfazendo dela. Hoje estou na busca de outra igual para comprar, pelo valor sentimental da guitarra!

    ResponderExcluir
  2. como posso saber se a minha dolphim e original?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber qual é a madeira da guitarra dolphin explorer dgx 02?

    ResponderExcluir
  4. Nossa que post maravilhoso....minha primeira guitarra a ser tocada tbm foi uma dolphin eagle vermelha ilegal a da foto, e tbm foi na igreja....chegou um tempo em q ninguém queria tocar nela por ser antiga e estava com a parte eletrônica comprometida então o pastor resolveu "doar" a guitarra e eu em troca comprei uma tagima nova para a igreja.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber qual o nome ou modelo dessa guitarra na imagem, tenho uma igualzinha e gostaria de saber mais com ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber gostaria de compra uma guitarra Dolphim a série dela é Dr0140527 pode me dizer se ela e boa

      Excluir
    2. Oi! estou interessada, meu pai tinha uma guitarra e infelizmente por descuido ''perdeu'' ela. Quero muuuito presentear ele com uma, se ainda estiver vendendo estou muito interessada em compra- la

      Excluir
  6. Tenho uma guitarra dessa... Aqui no Acre... É uma história bem loka... Achei ela com uns padres jogada atrás devem armário que nem eles sabiam q existia lá.. Captadores cerâmicos, som puro bem Vintage...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, vc está vendendo a guitarra, meu pai tinha uma, mas infelizmente por descuido ''perdeu'' ela. Queria muito dar uma de presente para ele como recordação

      Excluir
    2. * vc está vendendo a guitarra?

      Excluir
    3. Tenho uma toda original e bem conservada pra venda, 11 981391986

      Excluir
  7. Que bacana saber dessa história, pois tenho uma idêntica a essa, porém fiz algumas melhorias no lutier como troca do capatador e dos transistores, e ficou muito boa, tem um clen e um sustein maravilhoso.
    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma dolphin eagle em otimo estado de conservação interessados chamar no whatsapp 11 981391986 Marco

    ResponderExcluir
  9. Em 1994 comecei a tocar numa Dolphin Eagle vermelha igual a essa. Era uma boa guitarra, e era de um amigo. Eu ia comprá-la, mas acabei comprando uma Hohner Les Paul que está comigo até hoje.

    ResponderExcluir