sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Meus pedais de drive (setup atual)




Minha pedaleira (setup atual) privilegia, no tocante aos drives, a variedade no timbre desse efeito. Tenho a disposição, quatro tipos diferentes de drives, que me dão boas possibilidades de variação de timbre, fugindo assim da mesmice. Irei comentar um a um, para ilustrar melhor minha proposta de sonoridade. Vamos lá:

1- Drive do amplificador Bugera, acionado por um pedal switchfoot

Me dá um timbre mais encorpado e voltado para uma sonoridade vintage. É ótimo drive. Não é exagerado e nem enxarca o som da guitarra. É na medida certa para o guitarrista ter um timbre equilibrado na pegada e vintage no resultado sonoro. Mais uma prova da grande qualidade dos amplificadores Bugera, e que faço questão de citar, foi uma indicação do meu grande amigo e músico Sidnei Vaz. 

2- Pedal Power Drive da Fuhrmann

Como o próprio nome diz, é um poderoso drive, para momentos de maior peso e pegada. Um ótimo trabalho da empresa brasileira Fuhrmann. Esse pedal me dá um timbre moderno, com muita densidade na pegada e sem embolar, apresentando força e definição. É um pedal para um som mais rasgado e visceral. Fiquei muito satisfeito com ele. 

3- Pedal Turbo Over Drive OD-2 da Boss (Japan)

Um pedal já muito conhecido, manjado, mas que para mim, não perdeu sua majestade. É o meu favorito. Me dá um timbre cru, rasgado, ligeiramente denso e aberto na sua sonoridade. É um drive com um resultado sonoro bem bonito. O som é estridente, mas sem perder a definição. Gosto muito de usar em guitarras stratos, pois casa bem com os captadores singles-coils. Pode paracer ultrapassado usar esse drive, mas na minha opinião, ele continua sendo muito, mais muito bom. Não abro mão dele. 

4- Pedal Turbo Rat (Anos 80)

Um velho conhecido dos guitarristas. É o pedal com o resultado sonoro mais vintage. Na realidade, a densidade do timbre faz dele mais um distortion do que um drive. Apresenta uma força e pegada incríveis!! E o que mais gosto é a sua sonoridade bem vintage. Aliás, ele é bem antigo. Esse exemplar foi fabricado nos anos 80. Quando uso minha Giannini Telesonic anos 70 e a Ibanez Roadstar Japan 1984, o casamento é perfeito!! Um pedal ideal para variar o timbre para uma sonoridade vintage com pegada e definição. Aprovadíssimo!!